A coisa mais incrível do Twitter: seguir gente que você admira.

Category: , , , , , By Amanda Magalhães
Há pouco mais de um ano, comecei a trabalhar com qualidade em projetos de TI. A intenção do meu chefe ao me contratar era fazer com que eu o ajudasse a implementar uma metodologia de desenvolvimento e criasse os documentos para tais projetos.

E no início eu só estudei. Passei dois meses estudando sobre várias metodologias diferentes e fui criando minhas preferências. E fui lendo artigos e livros de gente que é quase uma figurinha carimbada nesse ramo. E fui criando uma admiração muito grande por esse mundo e pelas pessoas que tanto escreviam sobre ele.

Quando chegou minha hora de decidir o tema da minha monografia, eu nem titubeei. Já escolhi logo de cara falar sobre o impasse em que me encontrava todos os dias no meu serviço: a junção das metodologias ágeis com o PMBOK.

E aí eu comecei a fazer mais parte desse mundo. Integrei vários grupos de discussão, comprei livros e revistas, salvei vários blogs e sites no meu Favoritos (na época eu ainda não conhecia o Reader, vê se pode!) e lia todos os dias. Lia, salvava e acrescia trechos e mais trechos ao meu referencial teórico.

É exatamente nesse meio tempo que a gente começa a ter dúvidas. E começa a criar monstros e dificuldades. E foi aí que eu comecei a tentar me comunicar com as pessoas que escreviam a minha leitura diária. Para a minha surpresa, eles sempre responderam! Alguns me adicionaram no gTalk pra gente trocar experiências (é, um deles veio me pedir ajuda em linux! Troca de favores mesmo, mas infelizmente, a newbie aqui não pôde ajudar =/ ).

Mas mesmo assim, nenhum deles nunca me deixou na mão! Sempre que eu precisei e pedi ajuda, eles sempre me ouviram, responderam e me mandaram material!

Uma vez, fiz uma pergunta num grupo de discussão internacional que rendeu assunto! E aí um dos criadores da metodologia que eu estou falando (o eXtreme Programming), me respondeu!

E aí te dá aquela sensação boa, sabe? Sensação de que você convive com eles, faz parte do mundo deles e que você tá aprendendo com quem sabe, e sabe muito. E que por isso vai dar tudo certo.

Então eu conheci o Twitter. Que no início era só pra diversão, foi se tornando uma coisa mais séria. Tá certo que eu não twitto nada com nada na maioria das vezes (e fiz muitos amigos por lá), mas as pessoas que eu sigo são aquelas que eu admiro. Todas, sem nenhuma exceção. São pessoas que independente do ramo de atuação mandam links interessantes ou falam coisas bacanas.

E aí que eu sigo algumas dessas pessoas que eu admiro, leio e cito na minha monografia. E isso me faz me sentir ainda mais próxima da pessoa. Sei que é besteira, mas me faz bem. E eu gosto e continuo seguindo. =)

Beijosmeliga!
 

2 comments so far.

  1. Gabriel Rodrigues 8 de novembro de 2008 às 17:19
    Eu sou demais.
  2. Unknown 30 de novembro de 2008 às 06:40
    É mesmo uma experiência interessante quando você começa a se comunicar com pessoas que você admira e conversa com elas como colegas.

    É inspirador, e te dá a sensação de também poder realizar grandes coisas.

Something to say?