Homens, mulheres, Twitter e Banco de Dados

Category: , , , , By Amanda Magalhães
Um dia eu fiz uma afirmação no Twitter dizendo que "homens são todos iguais e só mudam o CPF porque é chave primária". E recebi alguns replys.

De todos os replys que recebi, o do Flavio foi o que mais me marcou.

Ele disse que as mulheres são a mesma coisa (são diferenciadas pela chave primária também) mas que a chave da mulher é chave composta. Na hora eu discordei. Achei errado e tal. Mas fui pra casa pensando nisso. E fiquei pensando no significado das chaves compostas.

Vamos para a aula de Banco de Dados I, galera:

Chave primária: "Ao definirmos um campo (da tabela do banco de dados) como sendo uma Chave Primária, estamos informando que não podem existir dois registros com o mesmo valor no campo, ou seja, os valores no campo Chave Primária precisam ser únicos". (copiado descaradamente de www.juliobattisti.com.br- mas eu adaptei)

Em outras palavras: CPF é único e portanto pode ser uma chave primária, então os homens só são diferenciados por ele (deu pra entender, né?)...

Já a chave composta é uma chave primária que precisa de mais de um campo único.

No nosso contexto, a tabela Mulher possui chave composta. Isso quer dizer que as mulheres possuem os mesmos campos, mas com valores diferentes, o que torna cada mulher única.

Eu acho que não entendi logo no início por que tenho uma aversão às chaves compostas. Elas não são tão recomendadas (pelo menos por mim) por que elas dão um trabalhão do caramba... Então eu devo ter ligado uma coisa na outra... E juntei também com a raiva que eu devia estar dos homens na hora que twittei a frase e julguei que ele pudesse estar falando mal também.

Mas cara, quando a minha ficha caiu, eu tive vontade de voltar o tempo e apagar o twitt que eu enviei ao Flavio falando que discordava. Por que depois de colocar a cabeça pra funcionar, eu vi que concordo!

E acho que foi um jeito tão bonito de falar das mulheres... =D

Claro que eu posso ter levado tudo isso pelo lado romântico da coisa, quando na verdade ele quis dizer algo com um sentido completamente diferente, mas eu adorei ver por esse prisma!

E eu fiz esse post por que eu não consegui voltar no tempo pra retirar o que eu disse para o Flavio...

Então, ta aí... =D
 

1 comment so far.

  1. Glaydson 16 de dezembro de 2008 às 03:31
    Um @reply foi meu!
    Uma das frases mais engraçadas e nerds que li no Twitter.

    É de manhã, ressaca...
    Abraços

Something to say?