Formatura

Category: , , , By Amanda Magalhães
Há uns dias atrás, uma amiga - e oradora da minha turma de faculdade - me mandou o discurso que ela leria no dia da nossa colação de grau. Ela disse que estava com medo de não conseguir ler, por causa do choro. Eu disse que era bobagem, que eu tinha certeza de que ela leria lindamente e que chorar lendo um texto era o cúmulo da besteira.

Claro, que ao ler o texto um pouco mais tarde, eu chorei até. Mas ela não precisava saber disso. Eu pensei que estivesse naqueles dias onde estou propensa a chorar por qualquer coisinha e deixei pra lá.

Durante a minha colação de grau, eu acho que fui a formanda que mais chorou. No meio de tanta gente, estava lá, a machinha, a hominho disfarçada de menina mais chorona de todos os tempos. Eu consegui chorar em absolutamente TODOS os discursos feitos dedicados à minha turma.

Chorei, por que como boa - ótima - nostálgica que sou, a coisa que mais faço é pensar no passado. Cada frase proferida me levavam pra uma outra dimensão. Eu esqueci da vergonha que estava sentindo por estar na frente de um milhão de pessoas que eu desconhecia e acabei transformando aquele momento numa viagem gigantesca.

Me lembrei de todos os dias passados ao lado daqueles 4 amigos ali do meu lado. De algumas outras pessoas da turma que estavam me assistindo da platéia. De outras que não puderam estar ali, mas certamente aplaudiram a minha vitória. Lembrei das vezes que briguei com minha família, que tanto me apoiou pra que eu pudesse estar ali, com aquela roupa insuportavelmente quente e aquele chapeuzinho engraçado vendo tanta gente de pé e sorrindo pra mim.

Pensei no quão egoísta eu fui, tantas vezes privando as pessoas da minha companhia para poder concluir trabalhos que me levaram à primeira vitória grande o bastante para merecer uma comemoração como esta. Como me disseram mais tarde neste dia, aquele era o 'meu dia'.

Uma formatura é a prova mais impressionante do quão egoísta uma pessoa pode ser. Quanto melhor ela foi, mais egoísta ela precisou ser. Mais ela precisou se esquecer de outros e pensar mais nela.

Foi o que eu mais fiz durante 3 anos. Pensei em mim.
Pensei em mim e me esqueci dos outros. Tudo isto, para 'aprender uma profissão' e me proporcionar um dia de felicidade extrema.

Foi por esta felicidade que eu chorei. Foi por olhar pra trás, ver o tanto que eu passei, quantos obstáculos eu venci e o quanto eu ignorei para estar ali em cima. E foi ali em cima, olhando para a minha família e meus amigos, todos de pé me aplaudindo é que eu percebi, que se não fosse por eles, apoiando o meu egoísmo eu não teria conseguido.

Foi por eles que chorei e é por eles que choro agora, escrevendo este texto e me lembrando mais uma vez de tudo que passou na minha cabeça ao ouvir "We are the champions" do Queen logo após pegar o meu canudo. O nosso canudo.

HAPPINESS ONLY REAL WHEN SHARED.
 

5 comments so far.

  1. Anônimo 23 de março de 2009 às 08:44
    He, moça! Parabéns mesmo!
  2. Dede Desenv 3 de abril de 2009 às 11:56
    Nossa.
    Animal!
    Em Março do ano que vem é a minha vez.
    Parabéns!
  3. Unknown 7 de maio de 2009 às 12:43
    Você estava linda no dia da sua formatura. Também fiquei muito emocionado pois tenho um carinho enorme por vocês. É um momento único e deve ser festejado com muita alegria, como fizemos! Cadê o texto?
    Beijos
  4. Eduardo Aquino 7 de junho de 2009 às 08:26
    Sensacional o seu texto... ou melhor... eu não posso chamar de texto, porquê é muito mais do que isso... Poderia dizer que estas palavras não são suas, mas certamente do seu coração! Posso ver cada cena em cada palavra que o seu coração diz!
    Brilhante!
    Sensacional!
    E ainda sim, inesplicável!

    Parabéns!!!
  5. Kyoga 22 de junho de 2009 às 18:56
    Até eu fiquei com vontade de chorar! T_T

    O que aconteceu com você, está acontecendo comigo agora. Estou na faculdade e posso afirmar que esse é um período em que pensamos muito em si mesmos, levamos uma vida meio solitária, sempre com a maior parte da atenção nos estudos, para que possamos alcançar nosso sonho.

Something to say?