Consertando o problema dos fones no Fedora 11/12

Category: , , , By Amanda Magalhães
Há 5 meses mais ou menos eu uso o Fedora.
E há 5 meses mais ou menos eu descobri o quanto eu podia me apaixonar por esse infinito azul (expressão by Camila).

Na verdade, descobri que gosto mais daquele que melhor me serve. Pelo menos em termos de Sistemas Operacionais eu consigo ser assim, né? Mas anyway... Continuando...

O Fedora foi o SO com o melhor reconhecimento de hardware que o meu notebook já teve notícias. Em meio a tanta briga pra reconhecer minha placa wireless e de vídeo no Ubuntu, o Fedora veio esbanjando talento e fazendo TUDO funcionar bonitinho ainda no livecd. Foi o que bastou. O amor foi imediato e eu passei a usá-lo.

Depois de umas semanas de uso, descobri um problema com os fones de ouvido que me deixou encucada. Quando eu os colocava, nada acontecia. O som saía no fone, mas continuava saindo nos auto falantes também. Só que eu não liguei muito pra isso não. Fui deixando pra la, deixando pra la, até que hoje, atualizei o Fedora para o 12, vi que não funcionava ainda e resolvi arrumar.

Dei umas pesquisadas e vi que um modelo da HP estava tendo muito problema com isso. Eu peguei a solução deles (que é muito simples, aliás) e tentei adaptar pro meu caso. E nessa adaptação, creio que funcionará para outros modelos/marcas também.

A minha maior dificuldade, admito, foi em relação aos arquivos de configuração do ALSA. Nos tutoriais que eu encontrei, a minúscula alteração era feita no alsa-base.conf. Easy, né? /etc/modprobe.d. Só que no Fedora eu não achei esse arquivo. Fiquei sem saber o que fazer. Se havia outro arquivo em que eu pudesse jogar a minúscula alteração e tal.

Só que eu descobri que não.
Você simplesmente CRIA o alsa-base.conf e começa do zero!

Pra quem tem esse problema (pois é, eu vi algumas threads com gente com esse problema e sem resposta por aí), faz isso aqui:

# vim /etc/modprobe.d/alsa-base.conf

insira a seguinte linha no arquivo:

options snd-hda-intel model=auto

Pronto! :D

A única coisa que eu mudei, é que no caso do HP, o pessoal colocava em model o modelo da maquina. Eu coloquei auto pro alsa tentar reconhecer por ele próprio. =]

Então isso deve funcionar pra várias máquinas de modelos/máquinas diferentes.


E esse post foi mais um lembrete pra mim mesma. Por que eu deixo muitas coisas pra mais tarde. E depois descubro que elas podem ser mais fáceis do que eu pensava. Mas se ajudar mais alguém, é lucro. :)

P.S.: e não, eu não desisti do Ubuntu. Meus desktops ainda são Ubuntu e dependendo do usuário que decide migrar, eu ainda indico ele. Apesar de achar o Fedora melhor em alguns aspectos. Whatever. Os dois ganharam meu coração.
 

6 comments so far.

  1. Daniel Bruno 21 de novembro de 2009 às 19:41
    Muito legal o artigo. Talvez algo que pode tentar é adicionar a configuração no arquivo /etc/modprobe.d/modprobe.conf.dist que funciona também :]

    Ah, e qual o modelo do seu notebook? No meu Toshiba Satellite uso a um tempo com "model=lenovo", depois vou testar colocando o valor "auto" como você usou p/ ver como fica :]
  2. Amanda Magalhães 21 de novembro de 2009 às 20:02
    Ah, muito boa dica, Daniel. Vou tentar mais tarde.

    E o meu notebook é um Gigabyte W566. :)

    beijo.
  3. Lucas Souza 22 de novembro de 2009 às 01:41
    #EpicWin
  4. Conrado 22 de novembro de 2009 às 09:36
    Eu tentei de tudo(para um chipset intel) o que me resolveu foi compilar o ALSA http://infosucata.blogspot.com/2009/09/retirando-as-teias-configurar-placa-de.html mas toda vez que tenho um aatualização do kernel tenho que recompilar o módulo!
  5. camilasan 22 de novembro de 2009 às 17:53
    O melhor do software livre são as pessoas =)
    saudades flor...
    Você tem que incluir aqui a foto o pinguim de geladeira de Ouro Preto ;)
    bjs
  6. Felipe Dornelas 24 de novembro de 2009 às 13:51
    Pra você ver que tudo tem jeito na vida...

Something to say?